TRAUMA ORTOPÉDICO
ARQUIVO PESSOAL - ACERVO DE CASOS
Sobre o autor e a página:
Sou natural do Rio de Janeiro, onde sempre morei e tive toda minha educação formal em medicina, ortopedia e trauma ortopédico, e onde servi o exército brasileiro durante um ano como médico. Trabalho hoje em ambos os serviços público e privado de saúde com trauma, urgência e emergência em ortopedia, em serviços puramente assistencialistas e também em instituições voltadas à graduação em medicina e a residência médica em ortopedia e traumatologia.
Dentro da ortopedia, me interesso especialmente por politrauma, fraturas dos membros inferiores e técnicas de fixação intramedular.

Criei a página para o compartilhamento e armazenamento de casos de trauma ortopédico e observações pessoais importantes ou curiosas sobre esse tema.
A vontade de ter um acervo de casos comentados para estudo do trauma surgiu ainda no início do meu segundo ano de residência, quando eu já trabalhava com colegas do meu próprio ano de formação na rotina cirúrgica e plantão de trauma de um hospital municipal, onde eramos responsáveis pelo planejamento e execução das cirurgias. Nem sempre o Manual AO de fraturas mostrava soluções compatíveis com a nossa realidade e com as lesões dos pacientes, e nem todos os detalhes estavam escritos.
As duas grandes inspirações foram o grupo de pesquisa e aplicativo ICUC - idealizado por Stephan Perren e Pietro Regazzoni - e pelo perfil do Instagram "orthopaedic_trauma", idealizado por um traumatologista do Harborview Medical Center que prefere permanecer anônimo. Ambos se dedicam ao ensino e compartilhamento aberto de casos, com explicações dos detalhes menos citados nos principais livros da graduação, e permitindo que os cirurgiões ao redor do mundo possam ver como os casos são resolvidos nas diversas instituições.